Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO

Congregação da Igreja Batista do Calvário de Sobradinho - Em Planaltina GO




Mensagens



“Aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade” 2Tm3.7.
Utilizando-se deste versículo bíblico A. W. Pink, teólogo e pregador do início do século passado, alertou o seu rebanho sobre o perigo dahidropisia espiritual. “As pessoas ouvem um pregador após outro, vão a esta e àquela conferência, leem livros e mais livros sobre temas bíblicos, todavia, jamais chegam a um conhecimento vital e prático da verdade, de modo que em sua alma fiquem gravados o poder e a eficácia da verdade”.
O autor alega que “quanto mais ouvem, tanto mais desejam ouvir. Bebem sermões e discursos com avidez, mas sua vida não muda, em nada para melhor. Antes, sentem-se orgulhosos de seu conhecimento e não se humilham diante de Deus”.
Como filhos de Deus nosso dever é conhecer a Deus bem como Sua vontade, e o Senhor exige de nós uma prática consciente deste dever. Na Igreja somos expostos às verdades das Escrituras frequentemente nos cultos, Escola Bíblica Dominical, nos cursos Bíblicos e aconselhamentos.
Podemos incorrer neste risco da hidropisia espiritual, mas para não contrairmos essa enfermidade uma avaliação sempre é bem recomendada: Temos aplicado as verdades bíblicas nas situações corriqueiras da nossa vida? O humilhar-se diante do Senhor tem sido nossa prática como adoradores? Temos guardado os mandamentos do Senhor (sem escolher alguns em detrimento de outros)? Nossa obediência tem sido ao Senhor e seus preceitos? Incorporamos a nossa vida as verdades do Evangelho?
Vale atentar ao conselho apresentado em Tiago 1.22 “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
No Amor dAquele que nos amou primeiro,
Rev. Ézio Lima



SUPRINDO AS NOSSAS NECESSIDADES EM GLÓRIA            Fp 4.19

Prezados irmãos eleitores,
Após receber daIgreja de Filipos, o suprimento que ele precisava, o apóstolo Paulo escreveàqueles crentes, dizendo: “E o meu Deus,segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cadauma de vossas necessidades”.
Todos nós temosmuitas necessidades. Jesus disse que: “...Deus,o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais” (Mt6.8b). Tendo esta certeza de que Deus sabe tudo sobre nós, devemos orar sempre,como O Senhor nos ensinou na oração “O Pai Nosso”: O pão nosso de cada dia nos dá hoje, porque, embora Deus saiba detudo o que precisamos, Jesus nos ensinou a pedir, dizendo: “Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á,porque: todo o que pede recebe...” ( Mt 7.7). Nossos pedidos, devem serfeitos sempre conforme a vontade de Deus.
O devocionário “PãoDiário”, de 19.03.12, traz a seguinte reflexão: “ É realmente uma coisaincrível considerarmos que o Deus onisciente e todo-poderoso, quem criou todo ouniverso, teria qualquer interesse em nós espiritualmente! Por que Deus sepreocupa com nossas petições? Isso nos lembra da pergunta do salmista: Que é o homem para que dele te lembres?(Sl 8.4).Por que o Senhor está interessado em nós? Eu não sei se tenho aresposta para isso, mas sei de uma coisa: Deus me ama, e Ele prometeu atenderas necessidades da minha vida.
O apóstolo Pauloescreveu: “ O meu Deus.....” (Fp4.19). Neste momento Ele pode não atender a todos os seus desejos, mas Eleproverá todas as suas necessidades. Então, quando oramos como Jesus nosensinou: “O pão nosso de cada dia nos dáhoje”, estamos pedindo a Sua provisão. Estamos literalmente pedindo a Deus parasuprir as nossas necessidades. E não estamos apenas pedindo a Deus para nosprover, estamos também afirmando que Ele nos proveu no passado.
Tudo o que temos éum dom de Deus: o teto sobre as nossas cabeças, a comida em nossas mesas, e atémesmo nossos corações que bombeiam sangue e o ar em nossos pulmões. Tudo nosfoi dado pelo próprio Deus. Devemos sempre nos lembrar disto e não pensar que éalgo automático”.
Tiago, disse: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal,para esbanjardes em vossos prazeres” (Tg 4.3). No versículo anterior, somosinformados que os judeus dispersos (Tg 1.1), cobiçavam e não tinham nada,porque não pediam. E, quando pediam, faziam de forma errada, para esbanjar emseus deleites. Deus sempre quer suprir nossas necessidades. Ele quer o melhorpara nós. Se vivermos conforme Ele quer, nossa vida será sempre abundante detodas as bênçãos, tanto no espírito como no corpo.
Que o Senhor nosajude a entender a Sua vontade nos dê a fartura de todas as bênçãos de quenecessitamos. Soli Deo Glória: Clóvis



NOVA ALIANÇA – Jeremias 31.31-34 

 Prezados irmãos e leitores,Vivemos uma Nova Aliança, selada com o Sangue de Jesus, o mais valioso líquido derramado na cruz, para a lavagem dos pecados de todos que se arrependerem deles e receberem a Cristo como seu Salvador pessoal e Senhor. Essa “Nova Aliança”, é feita com a unção e a direção do Espírito Santo, que, em comunhão com o nosso espírito, intercede por nós com gemidos inexprimíveis ( Rm 8.26) e também nos assiste em nossas fraquezas. 
O Espírito Santo, intercede por nós, segundo a vontade de Deus. E sabemos que, a vontade de Deus é sempre o melhor para Seus filhos.Hoje, teremos a celebração da CEIA DO SENHOR, com a participação coletiva de todos os batizados e contritos de coração, que esse momento é um dos mais importantes na vida do crente e da igreja. No texto bíblico básico para esta meditação, encontramos o profeta Jeremias dizendo que o Senhor fará uma nova aliança com a comunidade de Israel e com a comunidade de Judá. Isso porque a antiga aliança estabelecida entre Deus e o povo de Israel fora violada por causa da desobediência do povo. Já no Monte Sinai, enquanto Moisés recebia a lei da antiga aliança, o povo se corrompeu e forjou um bezerro de ouro para adorar.No devocionário Pão Diário de 12.03.11, há um comentário muito bom sobre o assunto, que transcrevemos abaixo: “Aquela aliança foi escrita em tábuas de pedra, mas a nova aliança seria escrita no íntimo das pessoas, no coração. Tanto isto é verdade que o apóstolo Paulo, escrevendo aos coríntios, disse: Vocês demonstram que são uma carta de Cristo, resultado do nosso ministério, escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de corações humanos... 
Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica” (2 Co 3.3-6).Na antiga aliança, o povo precisava praticar mecanicamente suas regras. Na nova, contudo, o Espírito Santo, autor da lei, vem habitar dentro do coração humano, fazendo da própria pessoa o santuário de Deus.Jesus explicou isso assim: “ Se alguém me ama, guardará (obedecerá) a minha Palavra. Meu Pai o amará e viremos para ele e faremos nele morada (João 14.23). E o apóstolo Paulo escreveu também: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito e que não sois de vós mesmos”? (1 Co 6.19).Desta forma, quem creu no Evangelho e já recebeu Jesus Cristo como Senhor, estando em sintonia com Deus e deixando-o guiar plenamente sua vida, tem a nova aliança gravada no coração e vive naturalmente como Deus quer em vez de só obedecer a mandamentos com esforço. A nova aliança de Deus difere da antiga como um filho difere de um escravo, porque ela foi selada com o precioso Sangue de Jesus, enquanto a antiga foi escrita em taboas de pedra.Nossa obediência a Deus, na Nova Aliança, é por amor. Só a cumprimos fielmente, se amarmos de todo o nosso coração, ao Senhor. Ninguém pode dar o que não tem. Se eu não tiver amor em meu coração, jamais obedecerei a alguém. Sendo assim, que o nosso amor por Cristo seja a cada dia mais aumentado e aperfeiçoado, para que também amemos o nosso irmão e o nosso próximo.Firmados na NOVA ALIANÇA, esqueçamos o que ficou para trás e prossigamos firmes, olhando para Cristo o autor e Consumador dos séculos e o alvo de todo o nosso viver. A ele, pois, a glória, a honra e o louvor, hoje e para todo sempre!Com sinceros votos e uma comunhão perfeita, com Deus e com os irmãos, este servo de Cristo e conservo seu. Clóvis.


UM POVO VITORIOSO E ATIVO  
(Daniel 11.32)Prezados irmãos,O culto de hoje, é voltado para libertação e vitória em Cristo. Todos sabemos que precisamos de libertação em vários ângulos da nossa vida. Não se trata de possessão demoníaca, nem de cativeiro, mas de pequenos deslizes que, juntos formam o peso de pecado sobre cada um de nós.Por exemplo, os crentes precisam de se libertar-se do falar (não falar mal de ninguém), do ouvir, do olhar e do sentir. Um filho de Deus, embora tendo sido liberto do pecado, através da regeneração (novo nascimento), é vítima de tentações e, se não vigiar sempre e orar sem cessar, cairá em pecado. Por isso, precisamos ainda de libertação. Será que você não precisa? Eu confesso que preciso.Paulo nos ensina que:Ele (Deus) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Cl.1.13). Antes da conversão, éramos súditos do império das trevas, dominado por Satanás; agora salvos em Cristo, somos participantes do reino de Jesus, o Filho do amor de Deus o Pai. Isso constitui para nós um privilégio. Um povo livre, é um povo vitorioso.O texto em destaque, nos afirma que: ...o povo que conhece aos seu Deus se tornará forte e ativo (vitorioso). Só é vitorioso, quem conhece verdadeiramente a Deus. Daniel sabia muito bem disso pois ele era partícula de um povo que, embora tivesse enfrentado guerras e agora, cativos na Babilônia, mesmo assim foi um povo forte, ativo e, conseqüentemente vitorioso. Pessoalmente, Daniel provou o sabor dessa vitória, na pessoa dele mesmo e de seus companheiros. Embora cativos, tiveram a graça de serem escolhidos para participar do governo babilônico, onde foram sempre vitoriosos.Como povo, os judeus foram sempre vitoriosos, apesar das guerras e de períodos de escravidão. Guiados por Moisés, saíram vitoriosamente do Egito e na liderança de Josué entraram na terra prometida. Após os setenta anos na Babilônia, retomaram Jerusalém e reconstruíram o país, sob a liderança de Neemias e Esdras, autorizados pelo rei Ciro. No ano 70 d.C, Jerusalém foi completamente destruída e o povo disperso pelo mundo. Essa dispersão recebeu o nome de Diáspora. Por quase dois séculos, os judeus moraram em paises do mundo inteiro, mas terminaram constituindo o seu próprio pais, o Israel moderno.Como povo de Deus, remido pelo sangue de Jesus, somos fortes, ativos e vitoriosos, contra toda sorte de ataques de Satanás. Para isso porém, a cada dia, precisamos nos firmar mais em Cristo, buscando sua Presença sempre e abrindo o coração para receber a Sua direção. Como crentes, temos duas armas invencíveis. O Sangue de Jesus e o Seu Nome. Neste podemos tudo contra o poder das trevas e naquele, seremos sempre vitoriosos, sobre o pecado. Não há pecado ou culpa, que o sangue de Jesus não possa perdoar e limpar. Você crê nisso? Eu creio.Portanto, pelo fato de conhecermos o nosso Deus, somos um povo forte e ativo, com autoridade para romper com todo pecado e qualquer conseqüência que ele possa trazer. Utilizemos pois, as armas que estão à nossa disposição. O sangue de Jesus nos pu-ri-fi-ca de todo pecado e o Seu Nome nos assegura a vitória sobre toda e qualquer doença ou enfermidade e contra todo poder das trevas.Nada ab solutamente, nos causará qualquer dano, se confiarmos prontamente em Jesus.Declare sua libertação e vitória em nome de Jesus e tome posse dela. Clóvis.

PÉROLAS PARA A VIDA: (Salmo 103)
    Eu acredito em milagres. O Poder miraculoso de Deus está pronto. Cedo ou tarde, a tragédia aparece na vida de todo ser humano. O telefone toca ou alguém bate à porta, e, num único momento, a vida calma e pacata de transforma em violenta tempestade. A crise surge, e somente o poder miraculoso de Deus pode nos ajudar a enfrentá-la. Davi conheceu o poder miraculoso de Deus. “Bendize ó minha alma, ao SENHOR e não te esqueças... (Sl 103.2-4)
    Milagre após milagre: No princípio, Deus fez separação entre dia e noite e colocou no céu as brilhantes estrelas e o sol flamejante. Formou a Terra e tudo o que há nela e, depois, soprou sobre um monte de barro, transformando-o em alma vivente. Estes são exemplos de milagres.Abraão e Sara foram abençoados com um filho pouco antes de completarem 100 e 90 anos de idade, respectivamente. Com Moisés, Deus executou diversas maravilhas durante a libertação dos filhos de Israel das mãos do Egito. Com Josué, Deus reteve o sol. Com Daniel, amordaçou a boca dos leões. Ele andou com os três jovens hebreus no meio da fornalha. Estes também são exemplos de milagre. E quanto a nós, Deus enviou o Redentor, seu Filho, Jesus de Nazaré, nascido de uma virgem. Isto foi um milagre.
    O ministério miraculoso de Jesus – Jesus exerceu um ministério de milagres: transformou água em vinho, curou doentes e aflitos, alimentou cinco mil pessoas e ressuscitou um morto. Estes milagres foram espetaculares. Mas o milagre mais importante de todos foi ter morrido em pagamento ao débito provocado por nosso pecado, ter sido sepultado e ter ressuscitado dos mortos ao terceiro dia. Este acontecimento foi um milagre glorioso e vitorioso. Por causa dele, nossos pecados são perdoados e esquecidos (v 12)
   Experimente um milagre – Não é preciso entender de milagres para experimentar um. O ser humano possui duas naturezas – física e espiritual. Se desejarmos experimentar somente o que nossa mente pode compreender, nunca experimentaremos um milagre. O Deus das coisas naturais é o mesmo Deus das coisas sobrenaturais. O Deus que rege a lei da gravidade é o mesmo que rege a lei dos milagres. Nada é impossível para Deus. Jesus disse: “tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11.24). Ele também disse: “Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14.14). Quando você precisar de um milagre em sua vida, lembre-se que os milagres acontecem quando você obedece à Palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário